O uso da cultura do óleo da Copaíba é de importância milenar nas cultura Incas, Maias e de outros povos da floresta e o utiliza em seu dia a dia e o considera como o Balsamo da Amazônia devido ao seu inúmeras qualidades e bem estar que o óleo de copaíba proporciona.
Durante muito tempo todo esse conhecimento era somente dos povos que á utilizavam, mas felizmente esse conhecimento foi descoberto por estudiosos de renomadas instituições e universidades como por exemplo a Unicamp que vem sintetizado substâncias de componentes isolados do óleo de Copaíba e estas apresentaram resultados importantes contra nove linhagens de câncer e contra a tuberculose inibindo ou matando células doentes.
Muitas pessoas estão comprovando os benefícios do óleo de Copaíba e elas mesmas estão tornando popular o benefício desse óleo.
A floresta Amazônica oferece uma enorme e diversas variedades de produtos e que podem ser usado pelas populações rurais e o óleo de Copaíba esta entre os produtos rurais de grande valor comercial, especialmente por suas propriedades medicinais.
E o óleo de Copaíba ainda apresenta múltiplas possibilidades de uso, e tem despertado o interesse do mercado pelo produto, principalmente pelas industrias de medicamentos, cosméticos, tintas e verniz.
Há diversas espécies de copaíbeiras no Brasil e elas produzem óleo com colorações e densidade distintas.
O óleo de copaíba atua equilibrando, harmonizando, limpando e fortalecendo os nove sistemas do corpo humano.
São eles: Sistema digestivo; Sistema intestinal; Sistema circulatório; Sistema urinário; Sistema respiratório; Sistema glandular; Sistema nervoso; Sistema estrutural; Sistema imunológico